Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará
Belém (PA) — O II Congresso da FEBTUR – Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo continua com uma programação vibrante e diversificada, e nos dias 12 e 13 de junho, os participantes viverão experiências únicas que integram cultura, meio ambiente, fé e práticas sustentáveis. O congresso conta com o apoio do Ministério do Turismo (MTur), Sebrae, Sudam – Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, e do Governo do Estado do Pará, por meio das secretarias de Turismo (Setur), Cultura (Secult) e Comunicação (Secom).
12 de junho: turismo de fé, COP 30 e Assembleia da FEBTUR
A quinta-feira (12) começará com uma visita técnica ao Parque da Cidade, onde será realizada a futura COP 30, conferência climática da ONU. Os congressistas participarão do plantio simbólico de 100 árvores, reforçando o compromisso com o meio ambiente.
Em seguida, será realizado o roteiro religioso pelo Centro Arquitetônico de Nazaré, com passagens pela Basílica, Museu do Círio e Casa de Plácido, revelando a fé e os costumes da cultura paraense.
À tarde, ocorrerá a importante Assembleia Geral da FEBTUR, no belíssimo espaço do Mangal das Garças, onde também será servido um almoço com gastronomia regional amazônica, oferecido pelo Ministério do Turismo. Os participantes ainda visitarão o mirante do parque, com vistas panorâmicas da cidade e da natureza amazônica.
O encerramento do dia será com um passeio fluvial ao pôr do sol pela orla de Belém com degustação dos sorvetes Cairu, considerados os melhores do Brasil, além de apresentações culturais.
13 de junho: vivência na Ilha do Combu e turismo comunitário
Na sexta-feira (13), os comunicadores partirão para o circuito Belém Insular, com destaque para a visita à Ilha do Combu, onde será possível experimentar o turismo de base comunitária com práticas sustentáveis desenvolvidas pelas comunidades locais.
No Território Igara, os congressistas vivenciarão:
- O tradicional café da floresta;
- Produção de açaí e cacau;
- Banho de ervas na mata;
- Demonstrações de tratamento sustentável de água e resíduos, com geração de gás a partir do lixo.
O almoço será servido no restaurante palafita Saudosa Maloca, com pratos assinados por chefs da Belém insular. Após a refeição, uma trilha levará o grupo até a maior Samaúma da região, árvore sagrada da Amazônia.
No retorno à cidade, o grupo visitará o revitalizado Mercado de São Brás, onde acontecerá uma celebração da cultura alimentar amazônica, com degustação de cachaça de jambu, gim de castanha, apresentações culturais e shows de carimbó. O mercado também será palco de uma homenagem à COP 30, com presença de autoridades locais e lideranças comunitárias .
PdC em conexão com o futuro do turismo sustentável
Para o Portal do Cabo, participar do II Congresso da FEBTUR representa uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências com comunicadores de todo o país. A integração entre tecnologia, tradição e sustentabilidade, proposta pelo evento, inspira novas formas de divulgar as belezas e potenciais do Cabo de Santo Agostinho com ainda mais responsabilidade e criatividade.
Acompanhe a cobertura completa no site e redes sociais do PdC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário